Para ministrar oficinas, o FALE aceita propostas que levem em conta que todas as oficinas são “oficinas de pesquisa”. Isto é, qualquer que seja a área escolhida pelo ministrante, as discussões devem passar pela criação e/ou desenvolvimento de um projeto de pesquisa por cada participante da oficina. Caso seja mais de um proponente para a oficina, no mínimo um deve ter o título de mestre.
O proponente deve enviar para o email gepec_unirvha@yahoo.com.br proposta de, no máximo, uma lauda.

Prazo final para proposição de oficinas: 30 de maio.
Para a sessão de comunicações, o FALE aceita trabalhos que sejam resultado de pesquisas desenvolvidas por alunos graduandos (ou graduados em 2010) em todas as áreas do curso de Letras (Língua Portuguesa, Línguas estrangeiras, Literaturas, Teoria literária, Ensino de língua, Ensino de literatura etc.) ou ainda desenvolvidas em outros cursos de áreas afins (Pedagogia, Psicologia, História, etc), não havendo a necessidade de ser subsidiada por algum órgão financiador, nem que seja uma pesquisa finalizada.

MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO:
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL


1. A modalidade comunicação individual  destina-se à apresentação de trabalhos individuais ou em co-autoria.
2. Cada comunicação terá 30 minutos de duração: 20 para apresentação e 10 para debate.

Observações importantes:
  • Cada participante inscrito poderá submeter apenas um trabalho, do qual é autor ou co-autor;
  • Autor de trabalho individual ou de trabalho em co-autoria só terá direito a certificado se efetuar sua inscrição no evento e efetivamente apresentar o trabalho na sessão;
  • NÃO será permitida a apresentação de trabalho de autor ausente;
  • os trabalhos apresentados que enviarem texto completo serão submetidos posteriormente à revistaCADERNOS DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO, destinada à publicação de trabalhos apresentados nos FALE’s.

Normas para submissão do trabalho:
a) O autor do trabalho pode escolher entre enviar resumo expandido ou texto completo. Independente da escolha, um resumo de, no máximo, 300 palavras deve vir acompanhado.
b) O resumo de no máximo 300 palavras deve ter o seguinte formato: configuração da página A4 – margem superior e direita 2,0 cm, margem inferior e esquerda 3,0 cm, Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas simples, justificado; apresentação de até 3 palavras-chave. Preferencialmente, o resumo deve conter o tema delimitado; o tratamento dos dados, os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões,  usando o verbo na voz ativa. As palavras-chave, de no máximo 3, devem figurar logo abaixo do texto do resumo, separadas entre si por vírgula.
 c) O resumo expandido deve ter entre 850 e 1000 palavras, tendo o seguinte formato: configuração da página A4 – margem superior e direita 2,0 cm, margem inferior e esquerda 3,0 cm; fonte Times New Roman; tamanho 12; espaço entre linhas simples, justificado. Preferencialmente, o resumo expandido deve ser construído da mesma maneira que o resumo básico (tema delimitado; tratamento dos dados, objetivos, metodologia, resultados e conclusões), Entretanto, na modalidade expandida, o estudante precisa dar mais detalhes sobre os dados expostos anteriormente.
 d) Os trabalhos completos devem conter, no máximo, 16 páginas, no seguinte formato: configuração da página A4, margem superior e direita 2,0 cm, margem inferior e esquerda 3,0 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, justificado.
- O título do trabalho deverá estar em caixa alta, sem negrito, alinhado à direita.
-  A autoria do trabalho (nome completo) deverá vir alinhado à direita, com a inicial em maiúscula, itálico, seguido, em parênteses, da Universidade de origem. 
- As citações com até três linhas devem integrar o corpo do texto, usando-se “aspas” com o mesmo tipo de fonte do texto normal. As referências devem ser assinaladas entre parênteses, constando nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação da obra consultada e páginas.
- As citações a partir de quatro linhas devem estar blocadas (novo parágrafo, recuado em 4 cm e fonte Times New Roman 10). Neste caso, as referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, com nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação da obra consultada e páginas.
  - Notas de rodapé, quando necessário, devem possuir caráter explicativo/ complementar e estas devem ser numeradas em algarismos arábicos e em seqüência. 
 - As referências bibliográficas deverão constar no final do texto, seguindo as normas da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor.
 - Com exceção da primeira, todas as outras páginas deverão ser numeradas.
- Prazo final para envio de proposta de comunicação individual (com envio do resumo expandido ou texto completo): 1º de junho de 2011.
- Em caso de dúvida, entrar em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail: gepec_unirvha@yahoo.com.br